para ter uma vida sexual ativa
De certeza que já ouviu falar em disfunção erétil, também conhecida como impotência, consiste na incapacidade de obter e manter uma ereção suficiente para ter relações sexuais.
Os problemas de ereção estão entre os problemas sexuais mais comuns, e não é um problema apenas de homens mais velhos, por vezes afeta a faixa etária dos 30 anos.
Nem sempre é fácil abordar este tema com o seu médico de família, no entanto, é importante expor esse problema, por vezes pode estar associado a problemas psicológicos, mas nem sempre isso se verifica, por isso é bastante importante falar com o seu médico.
O que pode causar a disfunção erétil?
Quando se trata de pessoas jovens e saudáveis, a disfunção erétil pode estar relacionada com problemas psicológicos.
Por vezes alguns acontecimentos em particular, como dificuldades na relação podem afetar negativamente a qualidade das ereções.
O stress e a ansiedade podem influenciar a ereção, uma vez que conseguem assumir o controle, o mesmo acontece com a sexualidade.
Uma das principais dificuldades sexuais no sexo masculino tem a ver ou com a ereção, ou com a ejaculação, dois mecanismos da resposta sexual evidentemente ligados ao desempenho. Isto significa que a ansiedade da performance sexual é uma das principais causas psicológicas da disfunção erétil, sendo também um dos principais fatores para a sua manutenção, que importa avaliar e tratar através de médicos.
Dentro da ansiedade no desempenho inclui-se naturalmente o medo de falhar, de não corresponder às expectativas do/a parceiro/a, ao medo de perder o controle.
Como tratar a disfunção erétil?
O tratamento vai depender muito do diagnóstico do médico, o tratamento pode variar bastante consoante o caso específico de cada paciente.
Não esquecer que a disfunção erétil afeta bastante a relação do casal, pelo que independentemente do resultado, o tratamento deve também passar pelo aconselhamento ou terapia sexual, de forma a trabalhar questões relativas à ansiedade e outras dificuldades emocionais.
Produtos indicados para a disfunção erétil
São pequenos tubos de plástico que estão ligados a uma bomba que pode ser operada por bateria ou manualmente. Eles são inseridos no pênis e, em seguida, usam a ação da bomba para movimentar o sangue.
Estes podem ser usados sozinhos ou depois de usar uma bomba peniana. Elas se encaixam na base do pênis e dos testículos e bloqueiam parte do sangue que sai do pênis. Estes anéis são indicados para prolongar as ereções, alguns modelos tem opção de vibração.
As cápsulas estimulantes permitem estimular a ereção e aumentar a potência sexual. No entanto, é importante seguir as indicações de cada cápsula: não deve exceder a dose recomendada, um suplemento alimentar não deve ser utilizado como um substituto para uma dieta variada e equilibrada e um estilo de vida saudável, deve armazenar em local fresco e seco.
Os potenciadores sexuais servem acima de tudo para aumentar a performance sexual e a autoestima sexual.
Soluções a longo prazo para a disfunção erétil
Praticar exercício físico ou mudanças no estilo de vida: ao manter uma rotina saudável na alimentação, aliada ao exercício regular pode ajudar e muito na disfunção erétil. Além disso, poderá ver alguns outros benefícios para a sua saúde e bem-estar.
Terapia sexual: por vezes a disfunção erétil pode estar relacionada com a psicologia de cada indivíduo, por vezes falar com um psicólogo pode ajudar no processo de tratamento. Por vezes a disfunção em jovens está relacionada com algum problema psicológico. Falar com um sexólogo ou terapeuta sexual pode ajudar algumas pessoas a superar a disfunção erétil relacionada a esses problemas. Eles também podem ajudá-lo se a disfunção erétil estiver a causar stress.
Utilização de medicação: certas medicações podem afetar negativamente as relações sexuais, podem provocar efeitos colaterais. Se este for o seu caso deve falar com o seu médico de família.