Copo menstrual: como colocar, remover e limpar

O copo menstrual é um produto de higiene feminina reutilizável. É pequeno e flexível, com um formato de funil feito de borracha ou silicone, que se insere na vagina de modo a recolher o líquido menstrual.  

São uma alternativa ecológica aos tampões, dependendo do fluxo de cada mulher, pode ser utilizado até 12 horas. 

Embora possam parecer assustadores no início, com um pouco de prática, usar um copo menstrual é uma maneira fácil, segura, ecológica e econômica de recolher o sangue menstrual. Não se deixe intimidar por um pequeno pedaço de silicone estamos aqui para ajudar, com instruções passo a passo sobre como usar um coletor menstrual com segurança, conforto e eficácia.

Na Picantte é possível encontrar alguns exemplares da marca Satisfyer, continue a ler o nosso artigo e fique a saber como colocar, remover e limpar.

Como utilizar o copo menstrual:

Aconselhamos que antes de adquirir um copo, fale com o seu médico, apesar de poder comprar qualquer marca, primeiro é preciso descobrir o tamanho ideal, a maioria das marcas vendem diferentes medidas. 

Existem alguns pontos importantes que deve considerar antes de comprar este tipo de produto, fique a saber quais de seguida:

  • A sua idade;
  • Comprimento do seu colo do útero;
  • Qual a quantidade do fluxo menstrual;
  • Qual a firmeza e flexibilidade do copo;
  • Capacidade do copo.

Antes de colocar o seu copo menstrual

Quando se usa um copo menstrual pela primeira vez, pode sentir-se desconfortável. A lubrificação do copo menstrual pode ajudar a tornar o processo mais suave. Antes de colocar no copo, lubrifique o aro com água ou um lubrificante à base de água. Quando o copo se encontra humedecido é muito mais fácil de inserir.

Passos a seguir para colocar o copo menstrual

Comece por lavar muito bem as suas mãos, aplique um pouco de água ou lubrificante à base de água na borda do copo. Dobre bem o copo ao meio, segurando-o com a mão, sempre com a borda virada para cima, insira na vagina como se fosse um tampão sem aplicador

Uma vez colocado rode-o. Desta forma abre-se para criar um selo hermético que impede as fugas.

Para saber se o copo ficou bem colocado, não deve sentir qualquer tipo de desconforto. Também deve ser capaz de se mover, saltar, sentar, ficar de pé, e fazer outras atividades diárias sem que o copo se mova. 

Caso surja qualquer tipo de dificuldade em colocar o seu copo, deve falar com o seu médico.

Como remover o copo menstrual

Para remover o copo deve seguir os seguintes passos:

  1. Lave bem as mãos com água e sabão;
  2. Encontre uma posição confortável, pode ser sentada na sanita ou com as pernas fletidas;
  3. Aperte a base do copo de modo a quebrar o vácuo, puxe suavemente a haste até conseguir remover o copo menstrual;
  4. Assim que estiver fora, despeje o copo na sanita.
  5. Limpe e coloque novamente: lave o copo no lavatório com água morna e sabão e certifique-se de limpar os pequenos orifícios nas bordas. 

Cuidados a ter

Antes de utilizar pela primeira vez e no fim de cada período, é importante que o desinfete. Pode utilizar uma panela com água quente, deixe o copo menstrual por cerca de 5 minutos a ferver, tenha atenção para que o copo não fique apoiado no fundo da panela. Remova o copo da panela e deixe arrefecer caso o pretenda colocar novamente. 

Durante a menstruação, não necessita desinfetar o copo menstrual sempre que o despeja, uma simples limpeza com água morna e sabão neutro é suficiente. Certifique-se que os pequenos orifícios ficam bem limpos.

Os copos menstruais reutilizáveis devem ser lavados e limpos antes de serem inseridos novamente na vagina. Dependendo do seu fluxo, os copos devem ser esvaziados pelo menos duas vezes por dia.

Estes produtos reutilizáveis podem ter uma duração de 6 meses a 10 anos, tudo depende do cuidado que tem com eles. 

Lingeries Sexys em Braga Sinta-se sexy com lingerie de qualidade. Ver Lingeries

 

 

Exemplos de Copos Menstruais

Conjunto de 2 copos menstruais verde escuro satisfyer
Shopping Cart